84% dos Entrevistados Consideram Difícil Obter Informações Precisas Sobre o Valor Adequado de um Imóvel

84% dos Entrevistados Consideram Difícil Obter Informações Precisas Sobre o Valor Adequado de um Imóvel

O preço é um fator decisivo ao escolher um imóvel, mas tem se mostrado um obstáculo nas negociações. Uma pesquisa do Datafolha em parceria com o Grupo QuintoAndar revela que dois em cada três brasileiros já desistiram de comprar, vender ou alugar um imóvel devido ao receio de fazer um mau negócio por conta do valor.

Esse levantamento, que ouviu mais de 2 mil compradores, vendedores, proprietários de imóveis e inquilinos, em todas as regiões do Brasil, destaca os desafios enfrentados ao tentar estabelecer um preço justo para um imóvel residencial.

Segundo o estudo, 84% dos entrevistados consideram difícil obter informações precisas sobre o valor adequado de um imóvel.

Os principais desafios, em uma escala de 0 a 10, foram:

  1. Encontrar fontes confiáveis para orientação (6,4);
  2. Saber se o preço está correto no momento da decisão (6,4);
  3. Avaliar o impacto de melhorias ou reformas no imóvel (6,3).

Parte dessa dificuldade advém da prática comum de atribuir um valor ligeiramente superior ao esperado, visando ampliar a margem de negociação. Conforme apontado na pesquisa, 53% dos entrevistados acreditam que os proprietários utilizam essa estratégia com a expectativa de receber uma oferta de desconto.

Os proprietários confirmam essa percepção: 56% deles admitem que inflacionam os preços antecipando a barganha, enquanto 29% indicam o valor real que desejam, mas ainda permitem certa flexibilidade. Apenas 16% definem o preço de forma a fechar o negócio sem margem para negociação.

Esse cenário leva os interessados em comprar ou alugar a iniciar as negociações já esperando uma redução de preço. A pesquisa mostra ainda que 77% dos brasileiros abordam o processo de busca com essa mentalidade e ainda, 52% almejam uma negociação que reduza o valor entre 5% e 10%.

Metodologia da pesquisa: A pesquisa realizou 2.005 entrevistas com brasileiros maiores de 18 anos, incluindo compradores, vendedores e proprietários de imóveis e inquilinos de todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste).

Fonte: datafolha e quinto andar

Levantamento Imobiliário

O Levantamento Imobiliário é especialista em dados do mercado imobiliário e possui o maior levantamento de imóveis em Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Adquira nosso Levantamento Imobiliário atualizado mensalmente com mais de 10.000 imóveis no nosso banco de dados Atualizado Mensalmente. Encontre oportunidades baseada em dados, e reduza os riscos antes de tomar sua decisão de compra ou venda.

Você não pode copiar conteúdo desta página